No mundo existem centenas de diferentes estilos de arquitetura tanto construtiva quanto no trato dos interiores. Cada um de nós tendemos a apreciar mais um ou dois dos grupos deles e tendemos direcionar o tema da nossa casa para esse estilo preferido. O fato de morarmos com outras pessoas com gostos diferentes muitas vezes nos obriga a combinarmos os estilos. A combinação de dois ou mais grupos diferentes de estilos damos o nome de “Estilo eclético” que também forma um grupo de Estilo.
Não há nada de errado ou absolutamente correto em ter de ser adepto de um estilo para ser mais “ In ou Out”. É característica íntima do dono da casa e tudo deve ser respeitado, incentivado. Principalmente precisamos respeitar a nós mesmos. E existem maneiras perfeitas para harmonizar cada um desses estilos mantendo principalmente a personalidade do ocupante do espaço – sendo ele residencial ou institucional.
Atualmente existe uma tendência moderna(comercial) de se atualizar e se reciclar tudo rapidamente. A vida está muito volátil. A moda muda seu foco muito rápido e os seguidores do “topo” da onda tendem a se desfazer de suas não tão antigas escolhas para perseguir a juventude eterna sejam nos celulares, vestuários, automóveis e até nos ambientes.
É possível que este questionamento: QUAL É O SEU ESTILO? QUAL É O ESTILO DA SUA CASA? Em se descobrindo o que você tem e convive pode se questionar sobre o que realmente gosta e prefere. E em se tendo esse conhecimento paulatinamente você migrará para o seu Estilo ou reforçará sua tendência já detectada.
O conjunto de estilos que conhecemos sempre se encaixa em um desses quatro grandes grupos: Clássico, Contemporâneo, Étnico e Eclético. Saber o seu estilo é ter coerência com sua alma e passar a prioriza-lo nas aquisições para sua casa descartando tudo o que não agrega. Identificar sua real preferência te fortalece, ativa tua criatividade e te faz mais seguro (a).
Qual o teu estilo? Ou quais seriam os teus? Qual é a tua dúvida sobre isto? Vamos conversar sobre isto? Pode me escrever, terei imenso prazer em lhe responder.
Sonia Angelini Mori